quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cupcakes pra receber

Tava com esse post na manga há um tempão, mas não escrevia por pura preguiça de descarregar as fotos, dá pra acreditar?
Vamos a ele!
Pratos de plástico de 2 real que eu tive que trazer pra casa. tão bonitinhos!
Em mais uma tentativa de entreter meus convidados (em especial a Quel, amiga queriiiida, que veio diretamente de BH e ainda trouxe uma goiabada sensacional de presente!!!) e travar batalha contra a balança (alheia! rá!) com deliciosas guloseimas, fiz esses cupcakes que foram devidamente devorados por bocas sedentas por prazer!
 Participação especial das rosas chá (incluído o trocadilho do marido com a xícara)
As receitas eu fui buscando aqui e ali: a de coco eu achei aqui (e fiz algumas alterações) e a de banana infelizmente não me lembro mais de onde tirei...
Para a cobertura eu usei ganache (chocolate meio amargo derretido e creme de leite) e uma misturinha mágica perfeita pra momentos de improviso: Chocolate em pó Dois Frades e um pouquinho (pouquinho mesmo) de leite, muuuuito bem misturados até virar uma pasta densa e absolutamente deliciosa! Funciona demais pra cobrir cupcakes e bolos de uma forma mais descontraída (já que não fica um esmero da estética, né?!)
Aí é só acompanhar com uma bebidinha supimpa e pronto: a noite de alegrias está prestes a começar!

Para fazer os Cupcakes de Coco e Chocolate:

15 colheres de sopa de farinha de trigo
7 colheres de açúcar
½ xícara de manteiga (a não ser que você seja Vegan, por favor, não use margarina. aquilo não faz bem pra você e é muito ruim!)
4 colheres de sopa de coco ralado
1 colher de chá (cheia) de fermento em pó
1 vidro de leite de coco
1 punhado de gotas de chocolate (eu sempre vou de olho, mas imagino que sejam 2/3 de xícara)

Misturar os ingredientes secos (menos o chocolate) com a manteiga até formar uma farofa homogênea, e acrescentar o leite de coco e as gotas de chocolate. Ter fé e colocar nas forminhas até 2/3 da capacidade. Assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos, ou ate que, espetando-se um palito de dente, ele saia de lá sem massa grudada.
Obs.: Por causa do leite de coco a massa fica bastante oleosa, então recomendo deixar os bolinhos descansando em papel toalha até que o excesso de óleo seja absorvido pelo papel, e não pelo seu lindo e esbelto organismo.

Para fazer os Cupcakes de Banana:

2 xícaras de farinha
125 gramas de manteiga (meio tablete e mais um tiquinho)
1 ½ xícara de açúcar
2 ovos
1 xícara de banana amassada
½ xícara de iogurte natural
1 colher de café de extrato de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 pitada de canela

Bater a manteiga com o açúcar e os ovos. Acrescentar os ingredientes secos aos poucos, intercalando com o iogurte. Por fim acrescentar as bananas amassadas e a baunilha. Encher as forminhas de cupcake e assar em forno pré-aquecido (mesmo esquema de todos os bolos do universo que eu tenha notícia).
Obs. Esse bolo cresce muito, então não encha demais as forminhas, senão a massa transborda e vira uma caca só. Um pouco menos de 2/3 da capacidade tá ótimo.

Depois da farra gastronômica, as meninas da casa se juntaram e foram pra uma divertidíssima balada* gandaia na Talco Bells - um esquema meio retrô num hotel decadente do centro, com decoração ótima, música excelente e não sei quantos vidrinhos de polvilho anti-séptico Granado, pra fazer os pezinhos dançantes deslizarem a noite toda! Sucesso!
* Eu tenho preconceito de falar balada. Não é contra quem fala, é de eu mesma falar. É que eu sou mineira e vou pra festa, pra farra e pra gandaia... mas não pra balada!

 Reforçando a mineiridade: presente da Quel que foi muito bem aproveitado!


5 comentários:

Raquel disse...

Como leitora assídua do Amélia e como amiga que provou todas essas delícias, ameiii o post!!

Bel, este deve ser o post mais "gordo" do blog, e deliocioso também. Vou repetir receita em casa!

E obrigada pela recepção calorosa aí em sua casa!! Goiaba Araxá foi só para levar um pouquinho de Minas pra Sampa :) Beijos!

Juliana disse...

Huumm, quando eu for te visitar quero um desses! rsrs bjocas
Juzona

Bel Lüscher disse...

Quel, cê num imagina o que tá sendo o inverno aqui em casa... quase não cabemos mais nas roupas de tão gordinhas que estão sendo as pautas! hahaha
Venha sempre, amore... venha mais!

Juzoooona!! Que visita boa, mulher!
Tá garantido que cê vai ter cupcake de recepção! Tem planos de vir?
:**

bonifrati disse...

Oioi! Que tal participar com esta receitinha da copa BoniFrati de Cupcake? http://bonifrati.blogspot.com/2010/06/voce-e-craque-em-cupcake-envie-sua.html
Beijos!

Émie disse...

Ah, Bel... Tive aí em SP no início de julho e achei que fôssemos nos encontrar pra tomar uma(s), mas nem rolou, né? E eu tava com o presentinho de casamento de vocês! Mas tudo bem... fica pra próxima. Beijos...

Related Posts with Thumbnails