quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Entrevistando Fê Guedes

De uns tempos pra cá os assuntos de dona de casa têm estado um pouco ausentes do blog, né... Mas isso tem um motivo sério: Tô sem tempo pra me dedicar à casinha e, na verdade meu interesse tá restrito mesmo, porque minha atenção tá inteiramente voltada pra um novo projeto de vida: Maquiagem!
Resolvi investir minha alegria, meu tesão, meu tempo e minha vida nessa coisa tão linda, contagiante e colorida que é a maquiagem... e tô feliz demais!
É por esse motivo que, de agora em diante, vão passar a aparecer por aqui alguns posts relacionados a esse universo. Espero que quem passa por aqui goste!
Pra começar, eu fiz uma entrevista com uma pessoa muito especial, que foi absolutamente atenciosa e solícita (sem falar na fofura, gente!) pra responder todas as minhas inquietações e dúvidas... a beauty artist Fê Guedes!
Ó que gata!
Ela trabalha com a Colsutora Sacks e no Portal da Maquiagem da Avon, além de dar aulas de auto-maquiagem e fazer maquiagem social, editorial e muito mais! Ah, e ela ainda bloga sem parar no ótimo É Linda. Vale conferir o que a moça tem a dizer sobre o o mundo da makeup! Confere:

Conta pra gente como foi que você entrou no mundo da maquiagem e resolveu transformar isso em profissão?
Bom... Vou tentar resumir.
Fiz o curso de maquiagem no Senac enquanto fazia a faculdade de Desenho Industrial na FAAP. Não fui trabalhar com nenhuma das opções anteriores e sim em uma agência e depois com comércio exterior. Após 5 anos trabalhando com componentes eletrônicos, resolvi ir trabalhar com o que eu de fato amava que era a maquiagem.
Claro que não foi tão simples assim como eu pude escrever em apenas 5 linhas. Houve dúvidas, medos, hesitações, tristezas, mas eu cheguei em um ponto da vida que ou eu iria trabalhar com o que eu amava ou iria começar com as úlceras.
Logo depois de eu ter pedido demissão eu já comecei a fazer um curso básico de cabeleireira que durou 3 meses.
Neste meio tempo eu já comecei a trabalhar como maquiadora de moda e publicidade, pois minha melhor amiga estava começando também uma sociedade com outro fotografo e estavam se especializando em fotografia de moda.

Como foi o processo de aprendizagem? Cursos, palestras, livros...
O processo de aprendizagem é importante sim, mas eu acredito que você não vira um maquiador quando pega o diploma. O que vai fazer de você um profissional é um conjunto de coisas.
Entender sobre arte, por exemplo, é algo fundamental para ser um bom maquiador, pois a base da nossa profissão é a mistura e a combinação de cores. Além disso, estudar sobre moda e cultura no contexto histórico mesmo. Isso te dará instrumentos de criação. Por isso adquirir cultura se atualizar e exercitar é uma excelente combinação para um bom profissional na nossa área.


E as primeiras experiências profissionais, como foram? Deu medinho de começar?
Medinho??? Pavor é a palavra na verdade, mas claro que isso logo passa, pois siiim, existem pessoas legais nesse meio, que têm paciência e te ajudam (pelo menos eu tive a sorte de trabalhar com pessoas assim).
Mas a insegurança faz parte até hoje. É super normal eu não dormir direito um dia antes de algum trabalho que me desafie de verdade, mas depois, quando eu começo fico tranqüila.

Que características você acha que um maquiador tem que ter pra ser super foda?
Rsrsrs, adorei o "super foda"!! Acho assim, os super fodões que eu conheço (que são MAIS do que os super fodas) são talentosos, claro, são ousados, são cultos e gostam de lidar com pessoas.

Conta uma dica pra conseguir entrar no mercado de trabalho! Qual a porcentagem de importância do Q.I.? (Lá vem polêmica!!!)
Você quer botar fogo, né? Rsrsrs, então vamos lá... Eu (por minha experiência) e pelo o que eu vejo a Q.I é importante em todos os lugares, não só no meio de maquiagem.
Eu nunca trabalhei em salão, por exemplo, então só posso dizer pelo mercado de moda e publicidade e funciona assim: existem agências de maquiador, que podem conseguir trabalhos para o maquiador e cobram uma porcentagem, mas eles somente te agenciam se acham que seu portfólio é bacana, e seu portfólio só é bacana se você já trabalhou bastante, enfim... Não é fácil não, mas o mercado de maquiagem social me parece mais tranqüilo, tem mais mercado e ser assistente de um bom maquiador abre bastantes portas, pois além de aprender muito, você acaba conhecendo várias pessoas.

Que tipo de trabalho você prefere, social, editorial, passarela...?
Depende do dia, mas acho que Editorial. Passarela é uma correria absurda, é paulera, é adrenalina pura. Já o social é calmo (quando a cliente deixa) porque já maquiei noivas completamente loucas, quando é assim saio do trabalho triste, mal mesmo, mas normalmente eu faço muitas amigas fazendo maquiagem social. Agora Editorial é sempre uma delícia, eu posso criar, pirar, brincar... eu adoro!

Mostra uma foto do seu trabalho favorito?
Ai, não tenho 1 favorito, mas acho legal um que foi finalista do concurso Avon do ano passado. Foi um editorial para um site inglês:
Clica aqui pra ver mais imagens!

E o trabalho super fino com a Avon e a Sacks, como rolou?
Então esses são trabalhos eu gosto muito, a Sack's me conheceu pelo blog É Linda e me contrataram para o projeto Consultora Sack's, no qual eu faço os tutoriais, respondo as dúvidas e escrevo alguns textos. Já a Avon me conheceu pois fui finalista do Prêmio Avon de Maquiagem, aí eles me chamaram para contribuir com o site deles fazendo tutoriais em vídeo, juntamente com a Vanessa Rozan e a Victoria Ceridono.

De onde você tira as referências pra criar as makes?
Milhões de lugares. Revistas, livros, sites, música, personagem e filme... Enfim, a inspiração vem do que me inspira. Profundo, não??? ahahahaha Mas você entendeu??

5 maquiadores (brasucas ou não) que você admira:
Pat Mcgrath eu amo os trabalhos dela, amo ela ser mulher, negra e bem fora do peso. Porque ela é a exceção e para mim a melhor maquiadora que existe.
Amo também o François Nars. O trabalho dele é impecável e a linha de maquiagem também. Agora os brasucas que eu gosto bastante é o Max Weber é um gênio. O Duda Molinos é quem inspirou muitos maquiadores como eu por exemplo.
Adoro também o trabalho da Vanessa Rozan, além de ser uma querida sempre.

E como lidar com a instabilidade da área? Uma hora tem quilos de trabalho, na outra não aparece nada...
Sim sim, chegamos ao ponto chave da questão. Aí entra uma coisa beeeem importante que é saber administrar o seu dinheiro. Lembra que eu trabalhei em "firma" durante 5 anos??? Isso ajudou muito a me organizar, mas vou te dizer que não é NAAAAADA fácil. Eu nunca cheguei a passar fome (graças as Deus), mas eu conheço maquiadores que já. Então é uma profissão que não é para qualquer um, tem que ter um certo sangue frio e pé no chão.

Qual o seu sonho de consumo de maquiagem?
Ai, são tantos. Cada dia aparece alguma coisa nova. Mas eu tô sonhando com um batom Nude do Dolce & Gabanna. Tem um creme que vai lançar da Dior que é da cor preta, porque é de algas e dizem que faz MILAGRE na pele e claro que vai custar bem caro por causa disso.

Seus 5 produtos de make preferidos e indispensáveis? (com marcas!!)
Base Nude da Dior. Máscara Hypnôse da Lancôme. Corretivo Effacernes Longue Tênue da Lancôme. Curvex da Shu Uemura. Batom da Mac (qualquer cor)

Eu ADOREI as respostas e acho que pra gente progredir em qualquer área é fundamental que a gente tenha admiração por quem já alcançou grandes objetivos... Isso preenche a gente de garra e força pra seguir adiante.
Brigada Fê!!

Ah, gente... sigam a Fê no twitter: www.twitter.com/feguedes

8 comentários:

Pri disse...

Adoro as duas! Beijos!

Fê Guedes disse...

Além de muito querida, a Bel me fez várias perguntas bem pertinentes para quem tem dúvidas sobre a profissão de maquiador.
Espero que possa ajudar de alguma forma e foi uma delícia ter respondido.
beijos Amélias

c r i s disse...

Bel, que máximo!! Que fofa a Fê! Caramba, novos caminhos hein Belzinha? Claro que tem todo meu apoio logístico e indispensável...modesto também...heheheh!! Achei o máximo sobre o make prá editorial, e taí mais um exemplo de que cultura (artes em geral: cinema, música, pintura, literatura, etc...! é sempre bom e não mata ninguém, só acrescenta, é o diferencial...valeu Bel!! Bjokas!!

Bel Lüscher disse...

Brigada, Pri! Queridona!

Fê, você arrasou nas respostas! Mais querida impossível!

Cris, você é muito delícia, viu?! Cê viu minha reviravolta, que loucura? Tô encarando com toda força! Vamo que vamo!

bjo pras 3! (e pra quem lê escondidinho também! rs)

Fernanda Foloni disse...

Parabéns pela entrevista, Bel, muito boa.
Tão bom poder compartilhar essas informações!

Bel Lüscher disse...

Ei Tati! Boa sorte pra nós, né?!! Com muita inspiração e garra a gente vai arrasar nas próximas SPFW! hahahaha

Ei Fê!! Que bom que você curtiu!
Brigada pela visita, querida!!

Bjos

Unknown disse...

AAAAi, não sei quem eu admiro mais, se você pelas perguntas ou se a Fê, pelas respostas. As duas tão lindas e gentis e inteligentes e modernas e poderosas e aaaaahhhh... tudo de bom filha, estou cada vez mais feliz com você nesse novo caminho!
Muuuuitos beijos e saudades,
mãe

Bel Lüscher disse...

Mãe, cê é bonitinha demais!
Te amo!

Related Posts with Thumbnails