sexta-feira, 9 de abril de 2010

Que pastel assado o que... o negócio é empanada!

Até outro dia a única noção que eu tinha sobre empanadas era a fornecida pelo Pizza Sur, um restaurante argentino (está mais pra pizzaria que serve pratos) em Belo Horizonte (cujo site está fora do ar, por isso não há link).
Empanadas de frango (pollo) e verdura. A massa da de verdura era tipo folhada. Nham!
Mas o que são empanadas? São pastéis, minha gente! Tipicamente argentinos, geralmente assados, com recheios variados e que também podem ser fritos. Mas eles não se assemelham em nada àqueles troços massudos e pesados que encontramos nas lanchonetes de toda esquina. A massa é fina e leve, saborosa e lindamente dourada. O recheio é bem feito, mesmo quando o escolhido é o tão comum frango. O meu sabor preferido é roquefort. Adoro!!
Mas então... eu vivi muito feliz com as empanadas do Pizza Sur até a semana passada.
No feriadão fui a Buenos Aires com uma conjunção familiar peculiar e deliciosa, e por lá ficamos 7 dias nos esbaldando na arquitetura suntuosa e na comida absurdamente farta.
Como a Alê – além de uma desconstrutora capilar de mão cheia – é uma fofa fofíssima, recebi no meu email uma compilação de dicas imperdíveis sobre a cidade.
No dia em que fomos passear pela Recoleta, não sosseguei até que chegássemos ao indicado El Sanjuanino, um bar super antigo que serve as tradicionais empanadas com um atendimento quase surreal de tão desdobrado em gracinhas e atenções!
Aí, depois de tomar uns copos de Quilmes e pedir 2 sabores de empanadas, me senti bem mais irmã dos hermanos! Que delícia!
Foram as únicas empanadas que comi na viagem – depois até comemos um negocio que falaram que era empanada, mas era mentira – e a vontade de repetir a dose tem aumentado a cada dia, especialmente com esse friozinho que tá fazendo em São Paulo. Ai ai.
Próximo passo: fazer minhas próprias empanadas. Mas e a preguiça?

O El Sanjuanino fica na Rua Posadas, 1515 em Recoleta.
Telefones: 4805 2683 e 4804 2909

8 comentários:

Karla disse...

humm, deu até vontde....beijos!

c r i s disse...

Ah tá explicado o sumiço da amélia e totalmente justificado, no coração e no estômago...heheh! Que delícia hein? Bjo e bom findi!!

Pri disse...

Belzita, adoro seu blog! Beijo!

iaiá milagres disse...

ei belzinha!enquanto vc não faz suas próprias empanadas, eis um toque: http://www.empanadasbar.com.br/barempanadas/tempor/index.htm
beijo enorme!

rsm disse...

Viva as empanadas! Ainda bem que Barcelona tem mais argentino que Florianópolis no verão e em cada esquina tem uma pizzaria que vende empanada com Quilmes! :)
Beijo, Raul.

Tata disse...

Quase todo final de semana vamos até a Argentina comer empanadas... com Quilmes? Melhor ainda! Uma das vantagens de se morar aqui na fronteira...

Roberta disse...

Bel! Recebeu meu e-mail? To te esperando aqui pro meu casório! Tem um ano pra vc programar sua agendinha!! Falei com a Pri tb! Bel, vc já sondou com alguém ai de SP sobre os vestidos da Wanda Borges? Queroooo... sofro!! Se souber de algo me fala!! bjs!

Bel Lüscher disse...

Ih gente, acabei sumindo um pouco e não respondi ninguém por aqui... sorry!
Pri, que lindo que vc gosta daqui!! fico toda orgulhosa!!
Iaiá, tô looouca ra ir conhecer esse lugar... é pertinho da casa de uma amiga. quem sabe no fim de semana!
Raul, que delícia esse argentinos tomando conta de tudo, hein! hahaha
Taís, que chiiiiique você, mulher! Isso é que é elegância: ir ali na argentina comer empanadas com quilmes... nham!!
Ro, querida! a data já tá agendada com certeza! Você tem que vir pra cá pra gente ver esse negócio do vestido, gata!!! vai ser liiindo!
Beijo pra todos
:D

Related Posts with Thumbnails