domingo, 14 de março de 2010

Restaurant Week: algumas impressões

Depois de um longo e tenebroso verão – que teima em não terminar – estou de volta para escrever como nunca por aqui!
Como o último post foi sobre o Restaurant Week, vou falar um pouquinho da minha experiência com o evento: Eu fui a 2 restaurantes participantes e tive impressões bastante diferentes.
O primeiro foi o Capim Santo, que fica pertinho de casa e há tempos eu queria conhecer.
Fizemos reserva pro jantar e quando chegamos a casa ainda não estava aberta. Fiquei me sentindo meio mal de ficar plantada na porta esperando o lugar abrir... quase como se fossem distribuir brindes e eu estivesse na fissura de ganhar alguma coisa. Mais tarde a conta não revelou brinde algum.
O lugar é muito agradável e amplo, com mesas por toda a casa e no jardim ao fundo. Resumindo: a entrada – mix de folhas – estava triste e cansada, com cara de ter sido preparada horas antes; o prato principal – tilápia com crosta de castanha do Pará, acompanhada de vinagrete de tapioca, palmito pupunha e cebola roxa – nos decepcionou em cheio, a tal vinagrete de tapioca era de uma textura desconfortável, que sobrava na boca (que insistência desse povo de usar sagu nas coisas modernas! eu desaprovo.); e a sobremesa – manjar de coco com calda de açaí – era tão previsível quanto insossa.
Se a salada tivesse sido servida como na foto, eu teria até gostado. Na real, o prato era muito triste e murcho. Pena.
A julgar pelo cardápio “normal”, o capim Santo é um lugar ótimo pra ir fora de eventos como o RW, quando o movimento e os clientes são conhecidos pelo time de lá. Assim sendo, terá mais um voto de confiança no futuro.

O segundo foi o Arabia, famosérrimo restaurante árabe conhecido por sua comida impecável e seus preços astronômicos.
Chegamos cedo e conseguimos nos sentar imediatamente (ficar na fila pra comer é algo que não tolero. Ainda não me sinto paulistana a esse ponto!). Como tínhamos que esperar por 2 amigos, pedimos uma esfiha de zahtar pra começar. Imensa e deliciosa, foi quase o suficiente pra deixar as mulheres da mesa satisfeitas! 
Quando chegaram à mesa os pratos do menu do Restaurant Week, achei que o espaço não seria suficiente. Porções fartas e bonitas e o sabor... MUITO bom! Provei todas as opções e incrivelmente me arrependi de ter pedido frango e desejei ter pedido a kafta! 
 (as fotos são do site do RW e do site do Arabia)
Ponto pra eles que captaram a idéia do evento e usaram a oportunidade para cativar clientes até o osso! Não é o tipo de lugar que meus bolsos permitem ir a toda hora, mas para o próximo RW meu nome já tá na lista de reserva! Recomendo fortemente!

Pensando sobre o fusuê causado pelo evento, acho que o movimento descomunal nas casas deixa tudo muito bagunçado e a infraestrutura geralmente não comporta tanta gente. Para compensar o preço baixo proposto, os pratos muitas vezes não condizem com a qualidade habitual de muitos restaurantes, o que causa uma impressão bem ruim. A gente sabe calcular o preço médio de um prato, e se nos servem porcaria só porque o custo tem que ser baixo pra gerar algum lucro, só posso entender como burrice incapacidade intelectual. O RW é uma oportunidade de fazer propaganda e ganhar um trilhão de novos clientes, se o  dono não estiver com sede de lucros  mirabolantes. Acho que vale ir nos lugares onde se sabe que não existe a possibilidade de servirem comida mais ou menos. O Arabia é um desses.
Alguém foi em algum que valeu a pena?

4 comentários:

c r i s disse...

Oi Bel, que saudade! Mas, já vi que sua sumida tinha um propósito...mmmm que delícia!! Bom saber de dicas, quem sabe no próximo consigo ir!! Bjinho e boa semana!

Restaurante Arábia disse...

Oi Bel! Ainda bem que você gostou do Arábia! Qualidade é um dos pontos que colocamos em primeiro lugar, não importando, de forma alguma, quem é o cliente. Servimos da mesma forma todos quem frequentam nossos ambientes!
Obrigada pelos elogios e pelo reconhecimento! Estamos sempre à disposição! Qualquer dúvida ou sugestão, nos fale pelo Twitter do Arábia @rest_arabia!

Bel Lüscher disse...

Ei Cris! Eu também tava com saudade... tanto tempo sem postar, né! Mas to de volta! Obrigada por vir sempre!

Sergio, obrigada por aparecer aqui no blog! Sua presença e atenção só reforçam a excelência do seu negócio! Já estou seguindo vocês no twitter e recomendando por aí!

mulheresdocoveiro disse...

Bel, a muito tempo atras o nome era semana gastronomica ou alguma coisa assim e a revista veja e que ajudava a comandar.. entretanto cheguei a tentar ir uma vez e por causa da muvuca nos restaurantes nao consegui saborear um prato sequer!
A respeito do capim santo, fiquei triste com a impressao que lhe passou, e digo q nao esta errada, pq na verdade alguns restaurantes realmente nao conseguem se "adaptar" ao preco sugerido e a "formula" sugerida e nesse caso acaba fazendo porcaria e deixando o futuro cliente com uma pessima impressao.

Ja fui ao capim santo a muito tempo atras em Sp e naquela epoca tinha self service aos domingos e era tao gostoso sentar-se e almocar uma comida gostosa e diferente e tambem ja fui no de Trancoso, o self Service do Capim Santo naquela epoca tinha diversidade assim como o Rascal alias, vc ja foi ao Rascal? Aos domingos tinha um buffet bem caprichado e gostei do servico deles tanto no higienopolis como na paulista.. e tb ja fui a outra franquia no Rio de janeiro
Tem um dentro do Shopping higienopolis e outro numa travessa da av paulista (alameda santos com a Joaquim Eugeni0 ) delicioso as massas feitas na hora como o raviolli de massa de espinafre com mussarela de buffala dentro com o molho q vc preferir.. a salada de carpaccio.. yummi, rs, q saudades da minha terra, q qdo eu vou pra i, me esbaldo no circuito massas-churrasco-sushi.


Outro restaurante com um clima romantico no coracao da Vila Madalena que ate hoje me faz sonhar e o Santa Gula, onde ocmi um salmao com creme de mandioquinha e molho de maracuja!

Santa Gula - Restaurante Italiano
Rua Fidalga, 340 - Vila Madalena - São Paulo
(11) 3812-7815

E um restaurantezinho, meio barzinho, de comida arabe com um Kebab de cordeiro maravilhoso e a precos razoaveis eu encontrei no despojado PitaKebab
http://www.pitakebabbar.com.br/

ps: engracado q o site do capim santo de Trancoso ta de pe, mas o de Sampa nao..e a qualidade caindo!

Nossa, hoje vc me inspirou.. tb onde eu moro rs a culinaria aqui nao e gritante e tudo e muito plano.. os sabores quase sempre os mesmos, as chicken wings forradas de molho.. eu invento bastante comida em casa e guardo na cabeca todos os bons lugares q ja fui em Sampa, pq sempre volto pra minha hometown e repito a dose!

vou seguir vc!!beijao

Related Posts with Thumbnails