quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Batata Rostie

E aí eu tinha 4 pessoas pra alimentar e uma vontade louca de comer batata rostie.
A batata rostie (ou rosti ou rösti) é uma espécie de torta frita de batata ralada com o recheio que você bem entender (ou sem recheio algum).

Quando você tiver a sublime idéia de comer batata rostie feita em casa, prepare-se pra segurar a vontade por pelo menos uma noite. Explico: é que as batatas têm que ser cozidas com antecedência pra ficarem descansando por algumas horas na geladeira (para que não se desmantelem ao serem raladas). Eu tive que segurar a minha onda e fazer suspense até a noite seguinte pro meu povo!
Então é assim: Lava as batatas e cozinha as danadas inteiras mesmo. Elas têm que ficar cozidas, mas bem firmes (al dente!). Espera até elas ficarem frias e coloca na geladeira por no mínimo 8 horas.
Depois do tempo de espera, é a hora de ralar as batatas no ralo grosso do ralador e temperar com sal e pimenta (eu ralei um pouquinho de noz moscada também) e dar uma misturada.

monte de azeite (tem que ser do bom, hein!) borbulhante da borda da wok
Aquece bastaaaante azeite numa frigideira grande - eu usei uma wok - e coloca metade da batata ali, fazendo uma caminha pro recheio. Recheia com o que der na telha - usei tomate, cheddar de potinho e manjericão - e aí é só cobrir com o restante da batata.
Convém colocar mais azeite nas bordas dessa tortona de batata pra que as bordinhas fiquem bem fritas e crocantes.
Deixa tudo fritar bastante até dar pra ver as bordas ficando castanhas/douradas. Vira a batata com ajuda de um prato ou de outra frigideira e deixa fritar do outro lado.
Ó: é muuuito azeite mesmo, que deve ter seu excesso retirado antes de servir. (mas eu achei essa parte muito complexa e servi com o azeite todo mesmo. por aqui, ninguém reclamou!)
Uma saladinha esperta e fresquinha, tacinha de vinho branco e pronto: tá feita uma noite feliz!

5 comentários:

Carlota Joaquina disse...

Querida, sabe q eu nunca soube q tinha q cozinhar as batatas antes? Kkkkkkkkk, eu sempre fiz e vi fazer com elas cruas mesmo.E por aq ninguém reclamou tbm, não, hehehe.
Tente aí e me diga se faz mesmo diferença.
bj

Bel Lüscher disse...

olha só que ótimo! assim poupa trabalho e expectativa, né?! vou testar com as batatas cruas e conto se funciona por aqui também...
mas me diga uma coisa: você faz porções miudinhas ou maiores?
:*

Roberta disse...

Belzita!! Que coisa com cara de delícia!! Vou por no meu caderninho de receitas qdo tiver casa!! Saudades! Comprei um presente de natal pra vc!! hahaha Vai ficar curiosa!! Que dia vc vem?? Ah, outra coisa! A loja é rua RJ com o que mesmo?? Deletei o e-mail e esqueci de anotar :/ bjs!

Bel Lüscher disse...

Ro, você é fofa demais!!
me contaaaaa!
chego na segunda aí pra ficar até depois do natal. te ligo!
a loja é na Rio de Janeiro do lado direito de quem desce, tipo quase chegando na praça 7. Acho que é nº 761.
beijooo!

Ruth disse...

Minha nossa! Não acredito que estou me deparando com essa receita outra vez. Acontece que eu vi essa receita em algum lugar e não sei se pulei a parte que falava que tinha que cozinhar as batatas, mas ralei as batatas cruas e mãos a obra! Além do prato ter ficado feio e querendo se desmanchar ficaram cruas por dentro.

Related Posts with Thumbnails