sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Taças nos trinques


De tempos em tempos na casa do meu pai todas as taças são tiradas do armário e passam por um completo ritual de limpeza, com direito a bucha, muito detergente e pano de prato pra secar. Nunca entendi direito, já que as taças sempre ficavam ao abrigo da poeira e raramente eram usadas. Mas cada família elege para si seus rituais, não é?
Eu, que nunca tinha parado pra pensar a fundo sobre vinho antes de me aproximar do marido, depois de tomar tudo a que tinha direito encarnava o momento fúria arrumadeira lá de casa e lavava as taças com bucha e detergente, bem esfregadinho pra deixar tudo brilhando e sem resíduos do vinho anterior.
Mas ó, não deve, ta? O detergente é que vai deixar resíduos na taça! Além de manchar o cristal/vidro ainda vai influenciar no sabor e aroma do próximo vinho a ser tomado ali.
O mais indicado é enxaguar só com água (se for morninha, ótimo!) e chacoalhar bastante pro vinho sair todo. Claro que se tiver manchas de batom ou gordura é mais complicado e acho que nesses casos até rola de usar bucha (só bucha, hein! sem o detergente.) na parte externa, mas o importante  é que não entre detergente no bojo da taça.
Outra possibilidade é enxaguar com água e bicarbonato de sódio, que por ser ligeiramente abrasivo, vai deixar as taças supimpas! (Confesso que nunca usei essa técnica, mas tenho muita fé no bicarbonato. Se alguém testar me conta!)
Aí vem a pergunta: mas pra que tanta frescura pra lavar um copo??
Bom, a taça não é um copo que abriga um líquido qualquer. Diferente dos copos onde a gente toma refrigerante, suco e leite, ela é o recipiente que vai receber uma bebida com valor consideravelmente maior que o toddy nosso de cada dia! Então, se você quer curtir o máximo do seu vinho, é só economizar as unhas feitas e deixar o esfrega esfrega com detergente de lado!

5 comentários:

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruth disse...

Oi Bel! Como vai? Estou de volta e agora pra acompanhar seu blog.
Adorei saber que tetergente não é recomendado pra lavar taças e copos de cristal. Aqui em casa os que tenho são usados com frequência e a Amélia aqui capricha na lavagem com bucha e muito detergente. Valeu a dica.
Um grande abraço e aproveitando que ainda estamo em Janeiro quero te desejar um Feliz Ano Novoooo! Muita paz e saude pra você e sua familia!

Bel Lüscher disse...

Pedro, o site é massa mesmo... uma seleção bacana da fantástica mistura de futilidade e necessidade!

Ruth, que bom que voltou!
feliz ano novo pra você também!!!

beijos

Daniela Lima - Contatos: danieladecarvalho@uol.com.br - Fone: (17) 9143-0223 disse...

Oi Bel, adoro o seu blog, e essas amelices têm tudo a ver comigo, viu... Amei a dica sobre como lavar as taças e tenho uma pra vc: ao enxaguar as taças, misturo um pouquinho de vinagre branco na água do enxágue - o ácido do vinagre deixa o cristal limpinho e brilhando!
Parabéns pelo blog - ele é pura delicadeza e encanto!
Bjs,
Dani.

Bel Lüscher disse...

Ei Dani! que bom que você gosta do meu espacinho! Obrigada pelos elogios e pela dica... vou testar amanhã mesmo!
beijocas
;)

Related Posts with Thumbnails