sábado, 23 de janeiro de 2010

Biblioteca da Amélia: vestindo com conteúdo

O São Paulo Fashion Week acabou ontem e agora é hora do pessoal que pôde ver os desfiles de perto assimilar a gigantesca quantidade de informação injetada em seus cérebros ao longo desses 5 dias.
Pra mim é meio impossível desvincular as coleções e a produção de vestimentas e acessórios do contexto em que são construídas. Além de prestar atenção nos modelos que as marcas que eu gosto apresentam, acho fantástico acompanhar o modo como são formadas as opiniões que a gente passa a confessar por aí como se fossem genuinamente nossas (e na nossa cabeça realmente são!).

No livro A Experiência do Status: Roupa e Moda na Trama Social, Alexandre Bergamo trata do universo da moda em termos que vão além dos chavões do métier. O trabalho foi publicado em 2007, mas a pesquisa de iniciou quando Alexandre realizou uma etnografia no Morumbi Fashion Brasil, em 1998. Estou terminando de ler e indico pra quem quiser se inteirar desse mundo com um conteúdo que, apesar de embasado em teorias da sociologia e em práticas da antropologia, tem a escrita leve e a percepção aguçada.
Pra comprar na Livraria Cultura clique aqui.
Para ler online no Google Books clique aqui.

4 comentários:

Alessandra disse...

Bel, gracias pela dica. Vou ler com certeza!
Bjssss

Bel Lüscher disse...

Alessa, depois me fala o que achou!
bjo

Anônimo disse...

Oi, ele foi meu professor na faculdade... é competente, bacana e charmoso demais!!!!!!!!!!!!!!!! rsrs

Erica

ericamirtes@hotmail.com

Bel Lüscher disse...

Oi Erica!!
Que máximo saber um pouco mais sobre ele!
Você fez (ou faz) faculdade de que?
:*

Related Posts with Thumbnails