quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Clássicos Modernos na Cozinha

Desde sempre eu adoro livros e programas de receitas. Aos 8 anos eu acordava cedo no domingo e pegava um livro de receitas do açúcar União e ficava lá estudando, super compenetrada (já com os deveres de casa... tsc).
Com o tempo o livrinho União perdeu a capacidade de me despertar delírios culinários, e passei a procurar livros mais bonitos e interessantes.
Muitos livros bacanas, com cuidado estético e autoral, como os do Jamie Oliver e da Nigella Lawson, já estão traduzidinhos pro português e acessíveis pra nós nas prateleiras físicas e virtuais. Mas ainda há uma infinidade de opções que só conseguimos ter acesso importando. E viva a Amazon!
Um livro pelo qual tenho absoluto apreço é o Modern Classics, book 1, da Donna Hay. Pois é... eu nunca tinha ouvido falar nessa dona [favor considerar o trocadilho] até começar a fuçar nos livros de cozinha do Be. (Pois é... ele também cozinha!!) O livro é em inglês, mas é bem fácil de entender através das lindíssimas fotos que acompanham as receitas. Tudo é muito muito bonito e razoavelmente fácil de fazer. Os ingredientes são simples e o resultado é sempre de grande efeito.

O prato que mais gosto desse livro é um peixe com tomatinhos e alho assados, que é praticamente a especialidade aqui de casa!
Segue a receita pra quem se animar (é moleza!).

Filé de peixe assado com tomates

350 gr de tomates cereja
1 colher (sopa) de raspas de limão
8 dentes de alho (pode ser com casca... vira uma manteiga!)
1 ½ colher de sopa de alcaparras em conserva lavadas
1/3 de xícara de azeite de oliva
4 filés de peixe branco firme (cerca de 120 gr cada) (uso sempre Saint Petter, mas linguado e badejo também funcionam)
Suco de limão
Sal e pimenta do reino moída na hora

Temperar os filés com sal e pimenta e reservar.
Colocar os tomates lavados e inteiros em um refratário com as raspas de limão, as alcaparras lavadas e os dentes de alho. Regar com metade do azeite, temperar com sal e pimenta e assar por cerca de 20 minutos.
Colocar os filés em uma assadeira (de preferência antiaderente) e regar com o azeite restante. Levar ao forno por 20 minutos, ou até que estejam levemente dourados e inteiramente cozidos.
Regar os filés com suco de limão assim que eles saírem do forno.
Servir com os tomates assados e batatas tostadas (ou uma saladinha verde)

Dicas: É melhor começar a fazer o tomate antes e depois de uns 15 minutos colocar o peixe no forno também.
Acho, mas só acho hein, que dá pra fazer o peixe no George Foreman... deve ficar lindo com listrinhas de grill!
As batatas tostadas são previamente cozidas e depois meio que fritas em azeite e manteiga e temperadas com sal (de preferência grosso).

O Modern Classics está à venda na Livraria Cultura sob encomenda, bem como vários outros livros da autora, custando cerca de R$60,00. Clique aqui para ir direto ao link da livraria.
Já vou separar minhas moedas para logo comprar um outro, já que o do Be é emprestado. O difícil é controlar a vontade de ter todos os livros da autora!

4 comentários:

Ruth disse...

Eu não sou muito fã de peixe mas meu marido adora. Vou fazer essa receita e depois passo aqui pra te contar o resultado. Beijos

Bel Lüscher disse...

Ruth, faz sim... ele vai gostar! e os tomatinhos são imperdíveis: você pode se deliciar com eles!
depois me conta!
bjo

c r i s disse...

Hummm, nossa! Adoramos peixe, receitinha nova é sempre bem vinda! Feliz Ano Novo com mais gostosuras! Bjo! Ah, parabéns pelo emprego!!

Bel Lüscher disse...

Ei Cris! Feliz ano novo pra você também!!!
beijo e brigada!
:D

Related Posts with Thumbnails